![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq1VicXnRALUcZXTLP1266nS8kb8iELe_8EgsxdcoEknoe1px4hiolUAH3gdCjHue1P2GMdECpw_KPmk_nclPDOQjWkanWyU3e91Tqy6ES_-Yg7B-SwK2z8L5EIAPNl7X2buWuuNJRWLk/s400/Image2969.jpg)
Realizámos uma exposição no polivalente, de forma que todos os interessados podessem observar e esclarecer as suas dúvidas.
Sistema direito:
O sangue de todo o corpo chega ao lado direito do coração através das veias cavas, tanto superior como inferior, e entra na aurícula direita devido ao relaxamento muscular que se faz sentir dentro desta cavidade do coração. Com a abertura da válvula tricúspide, o sangue entra depois no ventrículo direito. Quando o ventrículo fica cheio de sangue, a válvula tricúspide fecha, a válvula pulmonar abre e os músculos da parede do ventrículo direito, contraem-se forçando o sangue a entrar na artéria pulmonar e a dirigir-se para os pulmões, onde será purificado. O tipo de sangue que percorre este sistema de bombeamento do coração, possui alto nível de dióxido de carbono e baixa concentração de oxigénio – tem a designação de sangue venoso.
Sistema esquerdo:
Este sistema é percorrido unicamente por sangue arterial. Este sangue contrariamente ao sangue venoso possui altos níveis de oxigénio e baixos níveis de dióxido de carbono.
O sangue arterial chega ao lado esquerdo do coração, vindo dos pulmões, através das veias pulmonares e entra directamente na aurícula esquerda. Quando a válvula mitral abre, o sangue entra na ventrículo esquerdo, até a cavidade se encontrar completamente cheia. Em seguida a válvula mitral fecha, a válvula aórtica abre e o sangue é bombeado para a artéria aorta, através da contracção dos músculos da parede do ventrículo esquerdo. Estes músculos são os mais fortes de todo o coração, pois é necessário força suficiente para que o sangue chegue a todas as células do corpo.